''Negar aquilo que é Absoluto. Negar o Certo e o Errado. Além do Bem e do Mal. Afundar Teorias. Leis. Regras. Destruir o Muro da Realidade. Quebrar os tijolos da Verdade. Obedecer a uma Lei única. A Lei da vontade própria. E assim eu faço a vida. A Liberdade. Eis é a chave da Vida. Uma vida plena de verdade.''

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Deuses

Como os deuses morrem? E quando morrem o que acontece com eles então?
Você pode também perguntar: como os deuses nascem? Todas as três questões são na verdade a mesma. E todas elas têm uma suposição comum: a de que é mais dificil a humanidade viver sem deuses do que você se matar prendendo a respiração.
(É claro, você pode ser do tipo racionalista arrogante que resmunga que o homem moderno finalmente se libertou da antiga servidão à superstição, à fantasia e à veneração. Se for o caso, fecha esse blog, volte imediatamente para o orkut e fique tentando procurar comunidades sobre coisas que acontecem na sua vida. E, aliás, não se incomode em ler Shakespeare, Homero, Faulkner, ou, no que se refere a isso.)
Nós precisamos de deuses - Thor, Zeus, Krishna, Jesus ou bem, Deus - nem tanto para adorá-lo ou nos sacrificarmos por eles, mas porque eles satisfazem nossa necessidade - diferente daquela de todos os outros animais - de imaginar um significado, um sentido para nossas vidas, para satisfazer nossa ânsia por acreditar que a confusão e o caos da existência cotidiana, afinal, realmente levam a algum lugar. É a origem da religião e também da arte de contar histórias - ou não são elas a mesma coisa? Como disse Voltaire a respeito de Deus: se ele não existisse, seria preciso inventá-lo.
Há apenas dois mundos - o seu mundo, o que é o mundo real, e outros mundos , a fantasia. Mundos como este último são mundos da imaginação humana: a realidade, ou a falta dela, não é importante. O importante é que eles estão lá. Esses mundo proporcionam uma alternativa. Proporcionam uma fuga. Proporcionam uma ameaça. Proporcionam sonhos e força. Proporcionam refúgio e dor. Eles dão significado ao seu mundo. Eles não existem, então são tudo o que importa. Você entende?.

Nenhum comentário:

Bandidos SANGUINÁRIOS